terça-feira, 20 de março de 2012

Biodiversidade, conceito e valor


BIODIVERSIDADE =   BIO (Vida) + DIVERSIDADE (Variedade) = DIVERSIDADE BIOLÓGICA

É a variabilidade existentes entre todos os organismos vivos, incluindo, terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, bem como os complexos ecológicos de que fazem parte (CBD, 1992);
Compreende a diversidade dentro da espécie, entre espécies e de ecossistemas (CBD, 1992).

Importância da Biodiversidade
·         A diversidade biológica possui, além de seu valor natural:
·         Valor ecológico
·         Genético
·         Social
·         Económico
·         Científico
·         Educacional
·         Cultural
·         Recreativo
·         Estético

A Biodiversidade inclui a totalidade dos recursos vivos, dos recursos genéticos e dos seus componentes.

Em todo o planeta os ecossistemas são únicos e apenas parcialmente comparáveis, o que prova que a Biodiversidade não está distribuída de igual modo pela Terra e que não é estática, está em permanente evolução – positiva ou negativa. Hoje em dia estamos privados da existência de muitas plantas e animais que não foram protegidos a tempo e desapareceram da face da Terra, e muitos deles por culpa do Homem.

1 comentário:

  1. Querida amiga Alécia

    Lindo seu blog! O verde remete a esperança da comunhão entre os seres neste vasto Planeta.Para dar continuidade a sua temática, segue abaixo texto (retirado de A economia dos ecossistemas e da biodiversidade) - versão preliminar sobre:

    A biodiversidade e as mudanças climáticas

    As mudanças climáticas estão por trás de muitas das questões que envolvem os desequilíbrios na natureza. O ciclo El Niño-La Niña no oceano Pacífico demonstra claramente como a biodiversidade é sensível ao clima. Um pequeno aumento na temperatura da superfície do mar em 1976 e 1998 levou a uma série de fenômenos mundiais que fizeram o ano de 1998 ser conhecido como o “ano em que o mundo pegou fogo”. Os danos irreparáveis incluem (US Department of Commerce 2008):

    • as florestas queimadas que não se recuperarão em uma escala de tempo relevante;

    • um aumento na temperatura da superfície das águas no centro-oeste do oceano Pacífico de 19ºC para 25ºC;

    • prevalência de espécies mais tolerantes ao calor vivendo dentro dos corais;

    • um deslocamento para o norte das correntes de ar.

    Fenômenos complexos como os descritos acima demonstram a nossa vulnerabilidade a pontos de ruptura para além daqueles diretamente relacionados com as crescentes temperaturas e níveis de dióxido de carbono. As perdas de biodiversidade também podem contribuir para a mudança do clima de maneiras complexas. Há muitos exemplos de como as super safras ou mudanças nos padrões de uso da terra foram responsáveis por mudanças sociais e econômicas que levaram a uma maior dependência de carbono. A drenagem das turfeiras resulta em perda de carbono.
    No entanto, as mudanças climáticas previstas poderiam resultar em altas taxas de liberação do carbono do solo contribuindo, assim, para maiores concentrações de gás de efeito estufa na atmosfera (Bellamy et al. 2005). Sob as mesmas condições climáticas, pradarias e florestas tendem a ter estoques de carbono orgânico mais altos do que terras cultivadas e são tidas como sequestradores líquidos de carbono. Assim, o desmatamento e a intensificação de áreas cultivadas estão em franca expansão. A fim de compreender plenamente essas complexidades será preciso mais do que modelos econométricos de enfoque energético. Precisaremos levar em consideração o conhecimento de como nos adaptar e de como vulnerabilidades podem surgir a partir dos processos ecológicos. Para tanto, devemos estabelecer um diálogo muito mais amplo do que o atual entre economistas, cientistas e ecologistas.

    Referências:

    Millennium Ecosystem Assessment (2005a) Global Assessment Report 1: Current State and Trends Assessment.Island Press, Washington DC.

    EEA – European Environment Agency (2001) Late Lessons
    From Early Warnings: The Precautionary Principle
    1896-2000. Environmental issue report No 22

    ResponderEliminar